Porquê brincar?

Brincar na cidade significa se relacionar com a cidade de uma forma criativa.

Brincar na cidade não é só no parquinho, mas nas ruas, nas praças, nos equipamentos públicos!

Brincar na cidade é se sentir seguro para ficar livre, leve e solto!

Brincar na cidade é para as crianças, mas também para as mães, os avós, as professoras e cuidadoras!

FORMAS_edited.png
ID_CIDADE-DE-BRINCAR_LOGO_AZUL.png
LUZ.png
SOM.png
CONEXAO.png
TOPOGRAFIA_edited.png

Sobre

POST_APRESENTACAO1.png

Cidade de Brincar é uma programação cultural dedicada à inclusão da participação da infância e adolescência no cotidiano da cidade.

 

Durante 2022, convidamos a todas e todos a participar da programação em diversos espaços públicos de São Paulo. Com um programa de ações de ocupação efêmeras e intervenções de construção de brinquedos e mobiliários, Cidade de Brincar será um convite para estar no espaço público, criando outros modos de fazer e usar!

 

Acompanhe aqui e no instagram @acidadeprecisadevocê para conhecer toda a programação e participar dos eventos, de junho a dezembro de 2022 em vários bairros de São Paulo!

Programa

Duração

Sábados e domingos, de junho a novembro de 2022

Frequência

3 a 4 eventos por mês, fique ligado!

Público alvo

Crianças, famílias, comunidade local e escolar

 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL PARA CRIANÇAS E FAMÍLIAS, COM DINÂMICAS LÚDICAS E INTERVENÇÕES MÃO NA MASSA

 

  • 8 intervenções artísticas duradouras, de mobiliário urbano e brinquedos

  • 13 instalações efêmeras e programação artística e cultura

POST_PROGRAMACAO_5.png
LUZ.png

Ferramentas

IMG_0496.jpg

Caixa brincação

TOPOGRAFIA.png
SOM.png
FORMAS_edited.png

A Caixa Brincação é um kit de ferramentas que envolve elementos diversos de luz, som, ar, topografia, articulação e superfície. Elementos que ativam espaços, tangibilzando imaginários e construindo outras formas de relação e afeto. A partir do olhar criativo e lúdico, cada ação em espaços públicos diferentes mobiliza elementos diferentes, criando composições site specific que são ativadas a partir da brincação e participação das pessoas e do lugar.

Dispositivo ativador de vizinhança

WhatsApp Image 2022-03-27 at 09.16.10 (1).jpeg

O Dispositivo Ativador de Vizinhança é um trailer multifuncional capacitado para fazer intervenções urbanas, um misto de estação de trabalho com plataforma de eventos. O objetivo é oferecer suporte para ações de ativação de espaço público, sendo equipado para oficinas mão na massa, intervenções urbanas, estruturas para palco e equipamento de som, entre outras funções. A ideia é agregar pessoas nos espaços por onde ele passa, chamando a atenção para o espaço público e estimulando a criatividade dos cidadãos em pensar outras formas de ocupar e intervir nos seus parques, praças, largos e ruas, despertando e estimulando sentimentos de pertencimento e apropriação.

Brincando com confiança

WhatsApp Image 2022-06-22 at 17.54_edited.jpg
CONEXAO.png
INFLAVEL.png

Jogo ativa cidade

Screen Shot 2022-06-27 at 10.20.14.png

O Brincando com Confiança é um jogo composto por vários hexágonos de piso vinílico, que são posicionados no chão, criando tabuleiros em escala humana, nos quais são jogados diferentes jogos que estimulam que as pessoas criem relações de empatia, compartilhem suas experiências de vida, e falem sobre desejos e dificuldades que enfrentam relacionados à cidade, este lugar, a natureza, memória, sociedade e relações. Uma atividade voltada para todas

as idades.

O Jogo AtivaCidade é um jogo de tabuleiro de co-criação de intervenções urbanas. O jogo conduz os jogadores a criar um plano de ação para transformação da cidade através do olhar para a cidadania ativa no uso, apropriação e gestão dos espaços públicos. Ele é baseado na metodologia desenvolvida pelo Instituto A Cidade Precisa de Você: que começa com o reconhecimento e diagnóstico do local e o engajamento da população que usa e cuida do local; parte para estratégias de comunicação e educação para uma cultura de cidadania ativa; segue para a ativação e prototipação de intervenções mão na massa; e por fim pensa em formas de garantir a continuação (ou sustentabilidade no tempo) das ações e o compartilhamento de responsabilidades entre diferentes grupos nessa gestão.

O Jogo nasce da necessidade de traduzir esses conceitos complexos, partilhando conhecimentos e juntando diferentes atores (ou grupos), em torno de uma mesa para co-criar projetos de forma lúdica e participativa. O objetivo deste jogo é ensinar a planejar e produzir coletivamente intervenções em espaços públicos.

SOM.png
LUZ.png

Ao jogar, começamos pela definição do objetivo que queremos alcançar (É uma cidade mais amigável para crianças? Ou será que uma gestão de resíduos sustentável na Brasilândia? Ou quem sabe espaços de convivência na Praça da Sé?) - pensando no impacto que queremos, na escala, e na quantidade de tempo e recursos que temos. Vamos então para o anel roxo, onde nos familiarizamos com todas as etapas da metodologia do A Cidade Precisa, nos dividindo em times conforme os quatro eixos de trabalho: diagnóstico e engajamento; comunicação e educação urbana; ativação, testes e mão na massa; sustentabilidade e fazendo juntos.

 

Em seguida, vamos para o anel amarelo, e jogamos os dados para realizar o reconhecimento e diagnóstico do espaço (também chamado de território), em que vamos agir. Antes de seguir para o anel vermelho, todos os times escolhem até 2 ferramentas para utilizar neste projeto, a partir das cartas de ferramentas que foram baseadas nos próprios projetos do A Cidade Precisa de Você. Ao atravessar o anel vermelho, os grupos se deparam com os mais diversos desafios - desde os vizinhos que reclamam, até a polícia que vem interromper, ou a chuva que pode estragar o evento, e desafios, como desenhar cartazes de divulgação ou listar artistas convidados, incentivando os jogadores a desenhar criativamente uma aplicação da ferramenta a cada caso.

E aí, vamos jogar?

Se inscreva para receber a programação de cada mês!

Realização 

 

Diretora geral

Marcella Arruda
 

 

Diretora de produção

Julieta
 

 

Diretora de jogos

Karen Martini
 

 

Gestão financeira

Heloisa Sobral
 

 

Assistente de produção

Lara Paim
 

 

Design

Keila Akemi
 

 

Assistente de design

Natalia Resegue
 

 

Audiovisual

Felipe Vianna

 

Realização

A Cidade Precisa de Você
 

Apoio local

Paulo Gayatri

Apoio

Instituto Olinto

Financia

SMC