Seminário Arquitetura para Autonomia
A arquitetura sempre foi utilizada como ferramenta de poder: político, econômico, religioso. Além disso, relações de assimetria e dominação ainda permanecem nos modos de produção da profissão; seja no canteiro ou no desenho. Como usar a arquitetura como um instrumento de descentralização de poder e da luta por direito à cidade, a partir de iniciativas comunitárias? O modelo de gestão da cidade e dos espaços e equipamentos públicos não permite a gestão compartilhada e participativa por parte da população - o que significa, portanto, pensar em uma prática de arquitetura que fomenta a autonomia? Desde os anos 80 na América Latina, diferentes alternativas baseadas em práticas inovadoras e na construção coletiva tem sido desenvolvidas e prototipadas, apontando para uma experiência da democracia em ação e para processos de emancipação social. Contra narrativas e vislumbres de outras possibilidades emergem, questionando nossa relação com identidade, tempo, trabalho, desejo, o outro, a comunidade e o território.
A urgência deste seminário também está inserida em um contexto de recorrentes práticas contra direitos civis e a democracia em São Paulo, no Brasil e no mundo: como os arquitetos e urbanistas podem se aproximar de movimentos de cidadania ativa contra essas práticas? Como cidadãos de diversos territórios podem se articular para fomentar a criação de espaços de diálogo e construção coletiva com o poder público? Como este movimento local e global pode ser legitimado, e os territórios educadores ativados?
O seminário internacional "Arquitetura para autonomia: ativando territórios educadores" convidou pessoas engajadas na transformação dos seus territórios, cidadãos ativos, profissionais, educadores e estudantes para encontrar, debater e construir juntos novos caminhos de uma prática política pedagógica de ativação de territórios educadores e construção de autonomia. O seminário foi realizado com a parceria de fomento nº 011/2018 - CAU/SP firmada entre o Instituto A Cidade Precisa de Você e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), em co-realização com o Escola Sem Muros. O seminário que teve duração de três dias e contou com 200 participantes, fomentou a troca de inteligências coletivas e de utopias tangíveis de outras formas de construir e habitar o mundo. O livro com o conteúdo do evento está disponível para download em nosso site
​
Termo de Fomento 020/2018-CAU/SP, assinado em 26/12/2018, com o Serviço Público Federal - Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo. Proponente: Associação A Cidade Precisa de Você, CNPJ 22.636.045/0001-90. Fomento para a realização do Seminário Arquitetura para Autonomia_Ativando Territórios Educadores, parceria no valor total de R$ 97.594,00.
​
​
​
Ficha técnica:
Produção Executiva: Heloisa Sobral
Assistentes de Produção: Gabriela Franco e Julieta
Curadoras: Ana Beatriz Giovani, Flavia Burcatovsky, Marcella Arruda e Ranyely Araujo
Equipe de comunicação: Ana Beatriz Giovani, Flavia Burcatovsky, Flavia Prado; Marcella Arruda e Ranyely Araújo
Gestão Financeira: Heloisa Sobral
​
29, 30 e 31 de março, em São Paulo.