top of page

EcoCidade - A cidade precisa de agroecologia

É um projeto do Instituto A Cidade  Precisa de Você, que foca na transição agroecológica em áreas urbanas e vulneráveis e na criação de modelos de desenvolvimento local sustentável de forma participativa, fortalecendo redes e iniciativas locais. 

O objetivo é fortalecer as famílias produtoras de alimentos saudáveis, fomentando a capacidade da comunidade para construir um futuro mais justo e sustentável na cidade. Tudo isso, por meio da soberania e justiça alimentares.

COLAGEM SLIDE 2.png
Prancheta 3.png

PUBLICAÇÃO ECOCIDADE

Confira como foi a primeira parte do projeto!

MANUAL #1 HORTAS AGROECOLÓGICAS

MANUAL #1 HORTAS AGROECOLÓGICAS

Confira o primeiro Manual do nosso projeto!

MANUAL #2 PONTO DE CULTURA ALIMENTAR

Confira o segundo Manual do nosso projeto!

COLAGEM SLIDE 4.png

Quais os objetivos do projeto?

Ponto de Cultura Alimentar

Espaço de troca e distribuição para produtores e habitantes locais, oferecendo suporte logístico para uma cultura alimentar sustentável. O ponto de cultura alimentar se insere em um território de cultura alimentar que articula a regeneração e circularidade do sistema junto aos habitantes locais, atuando no fortalecimento da capacidade comunitária e na instalação de infraestruturas ecológicas.

Apoio a organização de um grupo local de ciclistas responsáveis pelo transporte e logística local, estimulando a geração de renda e fortalecendo a economia circular. Em uma parceria com a ONG Aromeiazero e o Preto Império, será realizado o curso Viver de Bike, junto a moradores locais, trabalhando os conceitos de mecânica básica de bicicletas, segurança ao pedalar na cidade, empreendedorismo e gestão financeira. O curso vai se somar a uma série de mentorias para organizar e capacitar ciclistas que desejam atuar no sistema alimentar local.

Sistema de entrega de alimentos e coleta de resíduos orgânicos

Ecocidade comida | justiça | cooperação

Ciclo de formação gratuito com duração de 6 meses, de outubro de 2021 a abril de 2022, voltado ao aprendizado prático com intervenções de melhoria dos espaços públicos e infraestruturas do bairro, geração de renda e de autonomia. As aulas incluem oficinas, mentorias e conteúdos relacionados à economia circular, empreendedorismo social e desenvolvimento local sustentável. Divididos em cinco módulos: Cidade Circular e Direito à Cidade, Saúde e Meio Ambiente, Microempreendedorismo, Estruturas Cooperativas e Regeneração Urbana e Justiça Climática. 

Sistema Digital de suporte a produção agroecológica

Plataforma digital de fácil acesso que conecta produtores e consumidores, criando uma rede cooperativa e favorecendo o fechamento dos ciclos do sistema alimentar localmente. O objetivo deste programa é estimular uma economia solidária, incentivar a economia circular e a inovação cidadã.

COLAGEM SLIDE 6.png

MANUAL #3 COLETIVO DE ENTREGA LOCAL

Confira o terceiro Manual do nosso projeto!

EcoCidade comida | justiça | cooperação

O Ecocidade inclui um ciclo de formação gratuito com duração de 6 meses, de outubro de 2021 a abril de 2022. 

Quer saber mais? Siga nossas redes ou nos envie uma mensagem por whatsapp!

bottom of page