Projetos Incentivados
Vozes dos Extremos
O projeto cultural que dialoga com o extremo Sul e o extremo Norte de SP
O “Vozes dos Extremos” conecta saberes tradicionais, práticas culturais e ações ambientais em dois territórios vitais da cidade. Com oficinas, trilhas, mapeamentos e vivências coletivas, o projeto valoriza histórias locais, reconhece potências comunitárias e fortalece redes que sustentam a vida nas bordas da metrópole.
​
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, o Instituto a Cidade Precisa de Você e o Instituto Vozes do Território apresentam, o projeto “Vozes dos Extremos - memória socioambiental e redes comunitárias de cultura” a se realizar com recursos oriundos da Emenda Parlamentar No 2025.272.67433.
O projeto cultural e socioambiental fortalece redes comunitárias em Jaçanã-Tremembé, extremo Norte, e Parelheiros, extremo Sul, territórios entre o urbano e a floresta, no município de São Paulo, com ações gratuitas até junho de 2025, reunindo educação ambiental e patrimonial, mapeamento colaborativo, trilhas culturais, agroecologia e inventários participativos construídos com os moradores e coletivos locais.
Na Zona Norte um inventário cultural com mapeamento colaborativo de iniciativas culturais e socioambientais, que poderá subsidiar políticas públicas, na Subprefeitura do Jaçanã-Tremembé ZN.
Na Zona Sul, a demarcação participativa de Trilha Pedagógica Cultural e Agroecológica em Gramado e o Planejamento de Plantio Participativo em Vargem Grande, Parelheiros, aproximam a comunidade do território e de práticas de cuidado ambiental.
Compartilhe e fortaleça essas ações que celebram memória, cultura, florestas, cuidado e pertencimento nos extremos da cidade, de dezembro/25 a junho/26!
​