top of page
DSC02355.jpeg

A CIDADE PRECISA DE JOGOS

A Cidade Precisa de Jogos é uma frente do Instituto A Cidade Precisa de Você que enfoca na criação de jogos, dinâmicas e experiências que tornem a discussão sobre a cidade mais lúdica e acessível para todas as pessoas, criando relações de empatia e pertencimento entre cidadãos e os lugares que habitam.

 

Porque jogos? Jogos conseguem traduzir conceitos complexos em uma linguagem simples - e comum entre diferentes atores - composta não apenas por palavras e imagens, mas também uma comunicação sensorial, como avançar no tabuleiro, pegar cartas… possibilitando que técnicos e membros de comunidades criem juntos projetos, chegando a um ponto de entendimento mútuo.​ Através de jogos podemos sensibilizar as pessoas sobre diferentes aspectos de um espaço e sua relação com a cidade e uns com os outros, criar relações de cooperação para um objetivo comum, possibilitar o entendimento do outro através de dinamicas lúdicas e tornar todo esse processo mais divertido e assim, engajar mais pessoas a participar e exercer seu direito a cidade!

Fazemos jogos sobre demanda e disseminamos os jogos já presentes no nosso portfolio, confira abaixo:

ATIVACIDADE

AtivaCidade é um jogo de tabuleiro que conduz os jogadores na criação de um plano de ação para transformar a cidade olhando para a cidadania ativa no uso, apropriação e gestão dos espaços públicos.

Criado a partir da experiência acumulada em mais de 100 projetos do A Cidade Precisa, o jogo apresenta conceitos, ferramentas e problemáticas de forma lúdica, e já foi jogado no Festival de Aprender (FestA!) no Sesc Osasco, e no Parque Buenos Aires como parte do projeto Cidade de Brincar, resultando em cidadãos promovendo projetos em seu bairro que tornam suas comunidades mais vibrantes, coesas e bonitas. Através do jogo os jogadores aprendem sobre todas as fases da metodologia do A Cidade Precisa de Você, pensando em estratégias de diagnóstico e engajamento, comunicação e educação urbana, testes e ativação e mão na massa, e sustentabilidade, conhecendo diversas ferramentas e tendo que responder a problemas reais que podem acontecer ao colocarem seus projetos no mundo!

CAIXA BRINCAÇÃO

A Caixa Brincação é um conjunto de ferramentas que engloba vários elementos de luz, som, vento, terra, ponte, tempo e histórias que convida as pessoas e crianças de todas as idades a brincarem e ocuparem os espaços públicos da cidade.

O objetivo da "Caixa" é proporcionar às crianças objectos que estimulem o jogo sensorial, como forma de explorar as possibilidades de criação de espaços lúdicos na cidade.

A Caixa Brincar (Ação) incentiva uma perspetiva lúdica sobre vários elementos, expandindo a nossa compreensão do que é considerado lúdico, combinando brinquedos tradicionais com materiais não convencionais escolhidos entre os disponíveis na comunidade.

A Caixa Brincar (Ação) foi criada com base em 7 categorias: Ponte, Luz, Vento, Terra, Som, Tempo e Histórias, considerando elementos que apelam e convidam a diferentes faixas etárias, estimulando todos os aspectos sensoriais. Essas categorias foram discutidas ao longo de meses por um grupo interdisciplinar de designers, arquitetos e educadores do Instituto A Cidade Precisa de Você, com foco na ativação de espaços, pessoas e diálogos, construindo formas alternativas de relacionamento e afeto. O kit de ferramentas foi utilizado em 6 espaços públicos diferentes em São Paulo, Brasil.

Te convidamos a criar a sua Caixa Brincação, e ativar o potencial da sua cidade de ser um espaço de brincar, e ativar a sua comunidade para brincar de transformá-la.

Brincando com Confiança é uma experiência de brincadeira que incentiva a reocupação segura e responsável dos espaços públicos.

Criada durante a pandemia da Covid-19, a Brincando com Confiança foi criada como um jogo de tabuleiro que leva a sério os conselhos de saúde pública, ao mesmo tempo em que reconhece que pessoas de todas as idades ainda precisam brincar. O jogo foi projetado para apoiar a saúde e o bem-estar das pessoas, incentivando a brincadeira segura em espaços públicos ao mesmo tempo que levam em conta as diretrizes de manter uma distância física segura recomendada de 2 metros uns dos outros. As atividades do jogo foram projetadas para encorajar seus jogadores a olhar para sua cidade de uma maneira totalmente nova, de imaginar melhorias que poderiam ser feitas para ela e seu entorno e, mais importante ainda, para encorajar as pessoas a pensar como o espaço poderia ser usado para apoiar a interação social segura entre as pessoas que vivem no local ou estão visitando.

A Brincando com Confiança pode ser replicada em qualquer lugar e por qualquer pessoa. O jogo tem instruções claras sobre como jogar com várias oportunidades para dar feedback e sugestões para que os jogadores se tornem participantes ativos no desenvolvimento da brincadeira enquanto se divertem! Nosso jogo de tabuleiro fácil de montar é uma combinação inovadora de recursos físicos e digitais. Ele conta também com o suporte de um aplicativo gratuito para smartphone - uma "caixa de jogo virtual" que fornece regras os diversos jogos dentro da Brincando com Confiança, e também fornecemos manuais de faça-você-mesmo sobre como criar as placas e bases físicas para caber em qualquer tamanho ou formato de espaço que você queira jogar. Também criamos uma interface de realidade aumentada que amplia a interação dos jogadores com o jogo, promove uma cultura de ocupação lúdica dos espaços locais e incentiva a construção de relações importantes com outros jogadores.

bottom of page