top of page

III Festival ACIDADE

Cultura, memória e pertencimento na cidade

Online, 11 a 14 de março de 2021

Em meio ao contexto pandêmico e às restrições do espaço público, o III Festival A Cidade Precisa de Você propôs um reencontro com a cidade por meio da arte, da escuta e da participação cultural. Durante quatro dias, o festival ocupou o ambiente virtual com uma intensa programação gratuita composta por rodas de conversa, oficinas, video mapping, exposição de artes visuais e uma mostra de filmes com debates ao vivo.

Organizado em torno de três eixos — Patrimônio e Identidade, Resistências e Invisibilidades e Futuros Possíveis —, o festival colocou em diálogo artistas, teóricos, agentes de território e coletivos que atuam taticamente na cidade, produzindo novas narrativas e formas de pertencimento urbano.

A cultura foi tomada como lente para refletir sobre a produção da cidade: como um campo de disputa, memória e criação coletiva. Foram abordadas questões como o papel dos monumentos e da arte pública, os patrimônios materiais e imateriais, as formas de resistência dos corpos e dos territórios, e o papel da arte como instrumento político de regeneração e reencantamento urbano.

Entre os destaques, estiveram o mapeamento colaborativo virtual de iniciativas culturais, a exposição COMUNA SP, com artistas e coletivos de diversas regiões, e as projeções do Coletivo Coletores, que levaram imagens e mensagens potentes aos muros da cidade, mesmo em tempos de distanciamento físico. O festival também disponibilizou filmes como Visionários da Quebrada, Cidades Afetivas e Hotel Cambridge, acompanhados de rodas de conversa com seus diretores.

Ao propor encontros entre linguagens, saberes e experiências, o III Festival reafirmou a arte como ferramenta de escuta, mobilização e imaginação coletiva, conectando territórios e pessoas na construção de memórias para um porvir possível.

Curadoria e Produção:
Andrea Muner, Camila Ribeiro, Fabiola Bergamo, Fernanda Tosta, Karen Martini, Lara Paim, Marcella Arruda, Vanessa Espínola

Produção executiva: Julieta Regazzoni

Participações e Convidadxs:
Ana Carolina Martins, Ana Paula Bruno, Andrea Muner, Barão Di Sarno, Camilla Sawaia, Carol Guimarães, David Popygua, Denilson Baniwa, Fabian Alonso, Giselle Beiguelman, Isabela Umbuzeiro, Jaison Lara, Jose Vieira, Junior Koche, Laura Sobral, Lucas Nassar, Marcella Arruda, Marina Regis, Mauro Neri, Mayte Coelho, Natália Garcia, Renato Cymbalista, Sarah Habersack, Talitha Rodrigues, Ursula Troncoso, Vanessa Espínola

Coletivos e Iniciativas Participantes:
Ali:Leste (Arte Livre Itinerante), Aparelhamento, Associação LOCALS, Coletivo Coletores, Dodecafônico, Eneri, Espaço Cultural CITA, Fumaça Antifascista, Jamac, Lala_Terrível, Loba Gi, Nós Artivistas, ODEC, Rede Brasileira de Urbanismo Colaborativo, Xiloceasa

Mostra de Artes Visuais:
COMUNA SP – Coletiva com artistas de diferentes territórios e linguagens

Mostra de Filmes:
Cidades Afetivas, Hotel Cambridge, Visionários da Quebrada

bottom of page