top of page

EcoCidade comida | justiça | cooperação

Você acredita que pode contribuir para integrar a natureza e a cidade? 

O Ecocidade - A Cidade Precisa de Agroecologia, projeto do Instituto A Cidade Precisa de Você, iniciou em Setembro de 2021 o ciclo de formação Ecocidade comida, justiça e cooperação, para moradores da região da Brasilândia e Zona Noroeste.

COLAGEM SLIDE 2.png

Sobre o programa 

O programa de capacitação é gratuito e tem duração de 6 meses, de outubro de 2021 a abril de 2022. As aulas incluem oficinas, mentorias e conteúdos relacionados à economia circular, empreendedorismo social e desenvolvimento local sustentável.

Os encontros acontecerão de forma híbrida (presencial e online), sempre nas quintas-feiras, às 19h30, além de oficinas e formações práticas aos finais de semana. 

Conheça os módulos do curso!

O curso é composto por cinco módulos, que possuem duração de um a dois meses cada. Os módulos se complementam, por isso recomendamos a realização da formação completa!

Cidade Circular e Direito à Cidade

30/Set a 21/Out - 20 horas

Como produzir riqueza sem extrair e desperdiçar recursos?

 

O direito à cidade é também o direito de transformarmos a cidade em algo que queremos. Serão apresentadas e discutidas iniciativas inspiradoras e de negócios de impacto social e ambiental, que atuam dentro de princípios de uma economia circular, para promover um modo de habitar mais justo, com qualidade de vida e resiliência dentro dos limites do planeta.

CURSO-1.png
COLAGEM.png

Saúde e Meio Ambiente

28/Out a 16/Dez - 40 horas

Qual o impacto de um ambiente equilibrado na nossa saúde e bem estar?

 

Você sabe como o espaço em que vive afeta a sua saúde? Através de 3 temas principais - arborização, cultura alimentar e resíduos - vamos estudar formas práticas de cuidar do ambiente em que vivemos, entendendo a importância do cuidado com a água e com o solo, da manutenção e ampliação de áreas verdes e do tratamento do lixo.

Microempreendedorismo: Produção e Gestão

Janeiro (Datas a confirmar) - 30 horas

Como colocar minha iniciativa no mundo, gerando renda e sustentabilidade?

 

Ao longo deste módulo, vamos estudar temas como empreendedorismo e produção cultural com abordagens sobre finanças, marketing, gestão, formalização e ferramentas digitais, pensando a relação com os clientes e o uso de plataformas online (Facebook, Instagram, Google Ads, Whatsapp de Negócios e Pertinho de Casa), de forma a gerar renda e sustentabilidade financeira a iniciativas e negócios sociais focados no desenvolvimento local.

CURSO-3.png

Estruturas Cooperativas para o Desenvolvimento Local

Março 2022 - 20 horas

O que é uma cooperativa e como começar uma?

 

Sejam cooperativas informais ou formalizadas, a estrutura cooperativa pode ajudar grupos a se organizarem. Vamos nos dedicar a questões como documentação, regime jurídico e cooperações entre iniciativas no território, formando um ecossistema que possa beneficiar todas as pessoas participantes.

CURSO-4.png

Regeneração Urbana e Justiça Climática

Março e Abril (Datas finais a confirmar) - 60 horas

Como tornar nossas cidades mais saudáveis e resilientes na prática? 


A regeneração urbana pode acontecer através do planejamento e construção de infraestruturas ecológicas. Ao longo desse módulo, serão desenvolvidos projetos de compostagem, plantio agroecológico, captação de água de chuva, tratamento de águas cinzas e marrons, jardins de chuva, entre outros. Os participantes do curso terão a oportunidade de construir algumas infraestruturas, de forma subsidiada e apoiada, em suas próprias iniciativas e comunidades.

CURSO-5.png
bottom of page