top of page

Baixe nosso app gratuito e vamos jogar !

Brincando com Confiança

Brincando com Confiança_GooglePlay.png
Brincando com Confiança_AppStore.png
Grupo 141 70.png

Brincando com Confiança é um jogo de solo criado e desenvolvido durante a crise sanitária do Covid-19, para que as pessoas possam frequentar e brincar no espaço público, interagindo com segurança. 

Premiado pelo edital Volver a la calle do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, o jogo foi formulado de maneira que os jogadores mantenham o distanciamento seguro de 1,5m, uns dos outros, enquanto brincam juntos, promovendo relações de afeto, compreensão, interdependência e empatia. É um jogo em escala humana, onde as pessoas jogam com seus próprios corpos não necessitando de nenhum acessório. É replicável em qualquer território, com um tabuleiro de fácil execução e regras de jogos que estão disponibilizadas neste site, em um aplicativo e em redes sociais, além de sinalizadas próximas aos tabuleiros em espaços públicos.

O jogo proporciona dinâmicas lúdicas e divertidas que promovem relações afetivas, estimulam o debate e, ao mesmo tempo, deixam espaço para o uso imprevisível e espontâneo. Os jogos sugeridos desafiam os jogadores a observar e propor o que pode ser melhor na cidade e no local do tabuleiro, trocando ideias com demais frequentadores e aproximando-se de outros grupos. Utilizando o jogo é possível explorar questões como a identidade e memória local, consciência ambiental e inovação cidadã podendo ser utilizado em contextos educacionais ou como ferramenta em processos participativos.

O projeto inclui a intervenção física no solo, através da pintura de piso, acompanhada de um manual de regras de jogo e um manual de como desenhar seu próprio tabuleiro. Como uma camada adicional, foi produzido um aplicativo para celular: uma "caixa de jogos virtual" com regras para diferentes atividades, de manuais DIY, e uma interface de realidade aumentada, que amplifica o potencial de interação do usuário com o jogo, a cultura de uso do território local e a relação com os outros participantes, além de possuir um mapa com a localização de todos os tabuleiros realizados.

Foram projetados três jogos iniciais, de fácil compreensão e adaptação, que podem ser jogados por pessoas de todas as idades em diferentes contextos. Os usuários podem criar novos jogos e compartilhá-los na fanpage do projeto ou nos contactando por email em contato@acidadeprecisa.org, trocando experiências. 

circuito cidadão

pinguela paralela

agora na ágora

Sua missão é ocupar 6 supercasas diferentes cumprindo desafios para conhecer mais a cidade e as outras pessoas que a compartilham com você. Discuta pautas públicas, compartilhe experiências, brinque com o corpo e sonhe junto! Vamos jogar ?

Um jogo para pensar em grupo. você vai subir no palanque e contar as mais diferentes histórias, e os outros participantes terão que conversar para adivinhar o tipo de história contada. Será que eles vão conseguir?

Um jogo de dupla: conheça mais sobre si e sobre o outro! indo e voltando pela mesma pinguela, vocês se conhecem mais enquanto fazem movimentos divertidos. Vamos jogar?

Acesse os manuais de como jogar:

Apoio

Desenvolvimento do Aplicativo

Agradecimentos:

mister (miguel rodrigues), stipo (especialmente hans karssenberg e charlot schans) e caio vassão

Ficha Técnica

Concepção, Projeto e Design: Fabian Alonso, Fabíola Bergamo, Heloísa Sobral, Karen Martini, Luís Felipe Abbud e Maytê Coelho

 

Design do aplicativo: Luís Felipe Abbud (coordenação), Karen Martini, Mayte Coelho e Fabíola Bergamo

 

Design da logomarca: Tatiana Karpischek

Game Design e Produção: Jean Rafael Tomceac


Desenvolvimento:  Fernando da Silva Luz e Dalton Tofoli

 

Colaboração em ajustes e publicação iOS: Rodrigo Dias Takase  e Alexandre Szykman


Agradecimentos: Bruna Pligher, Camila Malaman e Thiago Coser"

bottom of page