Palestrantes

Ana Letícia Silva, economista com mestrado em planejamento e gestão do território. Atua há 20 anos com políticas públicas voltadas para o desenvolvimento territorial e cidades saudáveis. Atualmente, é diretora de projetos da Agenda Pública.

Barão Di Sarno, designer, músico, artesão e agitador cultural, é sócio-fundador da Questto|Nó, agência de design estratégico.

Caio Vassão, arquiteto e urbanista, pós-doutorando. Atualmente pesquisa a Cidade Distribuída, um novo modelo de urbanismo que entende a cidade como um sistema desprovido de centros definitivos, tanto em seu planejamento, como no território.

Carlota Mingolla, pesquisadora e ativista. Desenvolve estudos sobre comportamentos e tecnologias emergentes e programas de transformação cultural e impacto positivo. Cofundadora do Aldeia 445 e curadora da plataforma FW | Symnetics. Foi candidata a vice prefeitura de São Paulo, pela Rede Sustentabilidade em 2016.

Carolina Guimarães, consultora regional da ONU-Habitat para América Latina e Caribe sobre Gestão do Conhecimento. Idealizadora do projeto "Linha 580, te leva as alturas", onde busca chamar atenção para a importância do transporte coletivo não só como meio de transporte, como também como espaço público em prol de uma cidade mais inclusiva.

Charley Fiedeldij Dop (Amsterdã) trabalha como programadora na Pakhuis de Zwijger, uma plataforma independente e um local de encontro para e pela cidade de Amsterdã. Organiza reuniões públicas sobre temas como mobilidade, tecnologia, ciência e desenvolvimento urbano. Abriu uma embaixada na cidade de São Paulo em 2016, unindo forças com a organização brasileira Cidades para Pessoas.

Debora Ungaretti, formada em Direito, com experiência nas intersecções em direito e política urbana. Entre 2014 e 2017, trabalhou no processo participativo de elaboração da lei zoneamento bem como na gestão das terras públicas municipais de São Paulo.

Fabian Alonso, diretor de arte, cenógrafo e gestor de projetos. Mestrado em performance studies. Participa e desenvolve projetos no âmbito da educação não formal. na criação de ações de conscientização ambiental e inclusão social.

Fabíola Bergamo, designer, fez mestrado e trabalhou em Milão, Itália. É consultora de design para o artesanato brasileiro. Coordena o Projeto de Formatação de Identidade do Artesanato de Oeiras, no Piauí. Premiada designer de artesanato com manejo sustentável, desenvolve uma linha própria de produtos em seu estúdio: Fabiola Bergamo Design Box.

Heloísa Sobral, especialista em gestão cultural, graduada em jornalismo e comunicação social, é fundadora da MUDA práticas culturais e educativas.

Guilherme Ortenblad, arquiteto e urbanista, fundador do Zoom Urbanismo, Arquitetura e Design, responsável pela implementação e disseminação dos parklets no Brasil. Cofundador do Coletivo Leve.

João Sodré, arquiteto, mestre e doutor, professor da FAAP e da Universidade São Judas Tadeu. É sócio do GRUPO SP arquitetos. Dirigiu os documentários Elevado 3.5, filme vencedor do 12º Festival “É Tudo Verdade / It’s all true” (2007) e PMR 29’: vinte e nove minutos com Paulo Mendes da Rocha (2010).

José Vieira de Aquino, advogado titular do escritório Vieira de Aquino e Degani Sociedade de Advogados, ligado a temas como associativismo, cooperativismo e terceiro setor. É ativista da Praça Waldir Azevedo. Associado e assessor legal do Instituto A Cidade Precisa de Você.

Laura Sobral, arquiteta e urbanista, pesquisa a produção social de espaços públicos. É uma das iniciantes da ocupação A Batata Precisa de Você no Largo da Batata, em São Paulo, e é fellow da Alexander von Humboldt Foundation.

Luís Felipe Abbud, arquiteto e urbanista, diretor de arte e designer, é fundador do estúdio Númena e professor da faculdade de arquitetura da Fundação Escola da Cidade.

Manuela Colombo, é advogada de formação. Abandonou o direito ao se apaixonar por projetos ligados à ocupação criativa de espaços públicos. É cofundadora do Conexão Cultural.

Marcella Arruda, arquiteta e urbanista, atua com movimentos de intervenção urbana, ativismo e construção coletiva. Estudou Interactive Media Design.

Marco Ribeiro Costa, publicitário, sócio da Brazucah, produtora cultural especializada em cinema brasileiro e sua democratização. O CINESOLAR, projeto da Brazucah, é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável, a energia solar.

Natália Garcia utiliza o jornalismo como ferramenta para investigar cidades e implementar ações práticas que melhorem a vida no planeta. É criadora da comunidade Cidades para Pessoas, representa a embaixada brasileira da rede de urban maker Pakhuis de Zwijger, foi co-curadora e mediadora do Brechas Urbanas (Itaú Cultural) e expõe continuamente seus trabalhos para muitas empresas.

Sofia Croso Mazzuco é arquiteta e urbanista, mestre em Design e Planejamento Urbano na UCL, focando “comuns urbanos”. Pesquisadora no Urban Land Institute e designer urbana no CSA Environmental, busca a integração entre pesquisa e prática. Integra o grupo de pesquisa em governança colaborativa Lab Gov que incentiva a agenda de urbanismo colaborativo em diversas cidades ao redor do mundo.

Ursula Troncoso, arquiteta e urbanista, desenvolve o projeto Cidade para Crianças que discute linguagem espacial com pequenos, e tem seu próprio escritório, o Ateliê Navio.

Vanessa Espínola, designer generalista, é mestre em comunicação e semiótica. Cofundadora do Coletivo Leve, grupo que implementa projetos e ações na cidade que dialoguem com as dinâmicas sociais pelo urbanismo tático.