Somos um coletivo de pessoas que pensam e transformam lugares, organizadas em um instituto sem fins lucrativos.  

 

Juntos, formamos uma rede interdisciplinar comprometida em construir cidades mais justas, inovadoras, democráticas, seguras, saudáveis e vibrantes.

 

Fazemos isso através da ativação e melhoria de espaços públicos, pois eles são vitais para o nosso propósito.

Entendemos que os espaços públicos sejam um tema estratégico em um mundo cada dia mais urbanizado – segundo a ONU, os espaços públicos (que incluem praças, parques, ruas e calçadas) ocuparão quase metade do território das cidades nos próximos 20 anos.

 

É por isso que trabalhamos para promover a coprodução do seu uso, cuidado e gestão entre os vários atores urbanos – comunidade, movimentos civis organizados, terceiro setor, empresas e poder público.     

 

Não temos soluções prontas, mas sim metodologias e experimentações. Agimos por meio de investigação, escuta e testes com a população local, ativando potenciais de territórios para transformá-los em lugares vibrantes.

 

Criamos situações de diálogos construtivos, reunimos e multiplicamos informações e conectamos agentes para melhorar as cidades através de seus espaços públicos.

Como atuamos

Como atuamos

Reproduzir vídeo

Eixos de atuação

Educação urbana

Para que os cidadãos participem da construção da cidade, é preciso conhecer os processos pelos quais ela é produzida e os caminhos de participação existentes e possíveis. Com cursos, seminários e workshops sobre o direito à cidade e a cidadania ativa, buscamos traduzir conceitos urbanos complexos em uma linguagem simples e didática. Também trabalhamos com prototipagem e geração de conteúdos creative commons.

Mão na massa

Para inovar é preciso testar. Com base no conceito DIWO (Do It With Others), trabalhamos no desenvolvimento coletivo de mobiliário urbano temporário e permanente, pesquisa de materiais e ativação de espaços públicos. Investigamos a partir da prática como inovações locais podem atingir a escala metropolitana e se transformar em políticas públicas. E desenvolvemos prototipagem urbana e inovação cidadão em nosso Makerspace.

Fazendo junto

Neste eixo, nos dedicamos a investigar como os diferentes atores de uma cidade podem compartilhar direitos e responsabilidades na gestão dos espaços públicos. Pesquisamos modelos possíveis de PPS (Parcerias Público-Sociais), como incentivar o cidadão a colaborar com seus talentos e habilidades na construção de uma cidade mais justa, democrática e diversa, e como orientar os investimentos privados pelo interesse público.

Nossa metodologia de ação

metodologia A Cidade Precisa

Participe

 

Associe-se

Se você tem interesse em se associar escreva um e-mail contando mais  de você e como tem vontade de contribuir.
Te responderemos contando das nossas próximas atividades quando poderemos nos conhecer melhor. 

Parceria

Proponha um projeto para ser realizado pelo A Cidade Precisa de Você para melhorar os espaços públicos da cidade, com construção de mobiliário urbano, workshops de apropriação do espaço público, palestras, publicações, pesquisas, projetos e intervenções urbanas.

Apoie

Faça uma contribuição para o Instituto e colabore para continuarmos transformando as cidades em lugares melhores para se viver.