top of page

Outra cidade possível

Em um período de um interesse e urgência de compreender possibilidades de gestão compartilhada das cidades, o Instituto A Cidade Precisa de Você, em parceria com o Pakhuis de Zwijger, conduz uma investigação de projetos criados por cidadãos para transformação de seus territórios. Fazendo Junto propõe um olhar aproximado de formas de ação coletiva, instrumentos e desafios de colaboração na cidade contemporânea.

Práticas de imaginação coletiva

Em um contexto global de uma retomada da noção de público e da constituição do comum, da falência de formas e espaços de fazer política tradicionais e institucionalizados, a imaginação de outras cidades possíveis acontece através da construção de lugares praticados, onde cidadãos se organizam de maneira coletiva para construir espaços em que se reconheçam, aqui e agora. As cidades em que queremos viver emergem, portanto, de práticas de fazer junto: espaços que reinventam e propõem outras formas de relação entre os atores ali presentes.

 

Desafios

No entanto, fazer junto ainda é um desafio para alguns contextos; tanto no sentido da criação de espaços de participação quanto na criação de uma cultura da participação. Compreender a corresponsabilidade e esclarecer os papéis de cada um dos atores é fundamental, de forma a construir um terreno comum — sociedade civil, empresas, poder público/ Estado. Garantir o direito à cidade significa criar Parcerias Público-Sociais: criar e legitimar plataformas de escuta, diálogo e participação dos cidadãos que querem cuidar da sua cidade, de maneira a criar de fato uma gestão compartilhada dos espaços públicos e entender como micro e macro urbanismos podem cooperar.

 

Potenciais

A mostra de projetos FAZENDO JUNTO outras cidades possíveis | DO IT WITH OTHERS livable cities reúne 8 iniciativas em São Paulo e Amsterdam e investiga no que consistem estas práticas, quais os instrumentos e infra- estruturas de que elas se utilizam, os atores envolvidos e formas de fazer, compondo um mapeamento de inteligências coletivas que reiteram a importância do papel da prototipação, colaboração e participação dos cidadãos na criação de cidades com maior qualidade de vida — cidades inclusivas, diversas, vibrantes, democráticas. Como construir juntos outras cidades possíveis?

 

Marcella Arruda e Charley Fiedeldij Dop

curadoras

Exposição

Assista agora

Confira todo o conteúdo da exposição na Calçada da rua General Jardim, altura 65, das 10h30 - 19h entre os dias 23 de novembro a 15 de dezembro. 

Voltar

bottom of page