Rolê no canivete

O Rolê no Canivete é um projeto de ativação do Parque Linear Bananal Canivete, no Jardim Damasceno, zona norte de São Paulo, que irá acontecer de outubro a dezembro de 2018, apoiado pelo Fundo Socioambiental Casa em parceria com o Fundo Socioambiental Caixa e Fundação OAK, e o Instituto A Cidade Precisa de Você.

 

Os rolês irão acontecer todo sábado no parque, ativando este espaço que é público e criando novas economias e desenvolvimento local para a região. Os moradores do entorno são convidados a se apropriar do espaço, e nele compartilhar aquilo que tem a oferecer, trocar. Acreditamos que o espaço público é um espaço central no fortalecimento do território e comunidades em que está inserido, e que é através destes, que criamos consciência cidadã, práticas sustentáveis, socialmente justas e integradas, caminhando para uma cidade educadora.

 

O projeto tem como objetivo formar ativadores urbanos, que irão se apropriar e cuidar do território em que habitam. Através de atividades envolvendo as escolas da região, coletivos culturais, micro empreendedores, jovens e adolescentes da região, o Parque Linear do Canivete será ativado como palco para potencializar o potencial humano, individual e coletivo, fomentando o fortalecimento da rede local e a melhoria do espaço habitado.

 

Serão 10 encontros regulares, todo sábado, com atividades gratuitas oferecidas por atores locais para atores locais. Shows, oficinas educativas, criativas, cinema, brincadeiras, jogos, slams e muitas outras atividades para todas as idades, constituindo um espaço aberto para a diversidade e para a construção coletiva. Além da ativação cultural, são realizadas oficinas com as crianças de mapeamento afetivo do parque, coletando sonhos e desejos para o espaço; um hackaton e workshop de construção de uma intervenção realizada com jovens do ensino médio da escola Genesio Almeida de Moura.

 

A metodologia do Instituto assim se faz presente: passando do Educação Urbana, ao Mão na Massa, e finalizando o processo com encontros do Fazendo Junto para desenhar estratégias e modelos de gestão coletiva do espaço por parte dos moradores em parceria com a Prefeitura Municipal. Desenhar um modelo de cogovernança que seja partilhado entre os moradores locais, usuários, comerciantes, sociedade civil organizada e poder público, caminhando para uma gestão descentralizada e mais autônoma da cidade.

Grátis
Local 

Parque Linear Bananal Canivete, Jardim Damasceno, Zona Norte de São Paulo.

Datas 

Outubro: 20 e 27

Novembro: 3, 10, 17 e 24

Dezembro: 1, 8, 15 e 22

Horários
sábados das 10h às 18h

Colaboradores

Dimas Rodrigues, Simone Freire, Laura Sobral, Heloisa Sobral, Barão di Sarno, Luis Felipe Abbud, Alix De Parades, Talitha Rodrigues, Ursula Troncoso, Veronica Mascheroni, Gisele Mendonça, Graziela, Noemia Mendonça, Jorge Samuel, Quintino Viana. Coordenação e Produção | Marcella Arruda e Quentin Lamour

  • Facebook
  • Instagram
  • Vimeo

Fique por dentro

Assine nossa newsletter